Com entrada gratuita, as atividades acontecem nos dias 26, 27 e 28 de abril em todo Complexo Cultural Estação das Artes.
A cultura geek, pop e nerd ganha destaque no estado com a realização da II edição do PAKU – Encontro Popular da Cultura Geek, promovido pela Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante. O evento, que acontecerá no Complexo Cultural Estação das Artes, é uma celebração gratuita que se estende do dia 26 ao dia 28, oferecendo uma programação diversificada que inclui feiras de design autoral, palestras, oficinas temáticas, apresentações de DJs e oficina infantil, em parceria com a Estação das Artes, e uma feira gastronômica em colaboração com o Mercado AlimentaCE.
A iniciativa visa não apenas entreter, mas também democratizar e difundir o acesso às políticas públicas por meio de atividades como batalhas de rimas, concursos de k-pop e cosplay, e uma feira de artistas, todos selecionados através de um processo de edital aberto. As atividades do sábado (27) e domingo (28) serão distribuídas em duas arenas distintas: a KUYA, situada dentro do próprio equipamento, e a PAKU, localizada na Gare da Estação das Artes, proporcionando um ambiente dinâmico e inclusivo para os participantes. Além disso, haverá visitas mediadas iniciando no Complexo e finalizando no Museu Ferroviário Estação João Felipe.
A abertura do evento, marcada para sexta-feira (26), às 17h, contará com a Feira Kuya de Design Autoral, um espaço gastronômico e apresentações musicais, se dá com DJs no sábado e domingo e com atividade infantil, marcando a parceria com a Estação das Artes e em seguida, acontece a cerimônia oficial às 18h. A mesa de abertura, intitulada “Design, Cultura Geek e Políticas Públicas do Ceará”, contará com a presença de Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará; Daniel Braga, diretor da Fundação Cultural Nipônica Brasileira; e Jeff Ferreira, que liderou o projeto Black Heroes no SANA, dedicado ao afrogeek. Cláudia Sales, coordenadora de formação da KUYA e geral do evento, será a mediadora deste encontro significativo. Além disso, o momento de abertura contará com a apresentação da Camerata de Cordas e do Grupo de Design Computacional, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os momentos mais esperados incluem o concurso de Cosplay no sábado (27), que promete ser um espetáculo de criatividade e paixão no palco da Estação das Artes, e as celebrações de K-POP no domingo (28), que oferecerão concursos e oportunidades para dança livre, atraindo fãs e entusiastas do gênero. Com uma agenda tão rica e variada, o PAKU se posiciona como um evento imperdível para a comunidade geek e para todos aqueles interessados em explorar a vibrante cultura pop e nerd.
Mesas confirmadas
A Área ‘Pakunversar’ se destaca como um espaço de diálogo e reflexão sobre a influência da cultura geek no design e na música. No sábado (27), Elinaudo Barbosa, um renomado artista visual, compartilhará sua visão sobre os super-herois brasileiros na palestra “EB Comics: Super Herois Brasileiros Made In Ceará”, às 11h. Posteriormente, às 14h, um grupo diversificado de criadores e ilustradores, incluindo Deleon Stun e Becca Lacerda, discutirá a intersecção entre fanart, ilustração e geração de renda, sob a perspectiva do produto ao editorial, com Renata Pinheiro facilitando o debate.
No domingo (28), a escadaria da KUYA será palco para Daniel Brandão, que iluminará o público com “Uma Breve História das HQs”, às 11h. A programação do dia culmina às 13h30 com uma palestra que promete entrelaçar música, anime e design, apresentada por membros da Camerata de Cordas e especialistas do curso de Design Computacional da UFC.
Encerrando o evento, a “Mostra PAKU” oferecerá uma seleção de filmes e animes que celebram a rica tapeçaria da cultura geek, proporcionando uma experiência imersiva e enriquecedora para os entusiastas e novatos no universo geek.
Ceará Sem Fome
Nesta segunda edição, a KUYA se une ao programa “Ceará Sem Fome”, iniciativa do Governo do Estado, para estimular a doação voluntária de alimentos não perecíveis para quem mais precisa. A participação do público é fundamental, e mesmo que a doação não seja obrigatória, cada contribuição é um passo importante na luta contra a fome. Este movimento solidário não apenas alimenta aqueles que precisam, mas também nutre a esperança de um futuro onde a fome não seja mais uma realidade no Ceará.
A Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a Campanha Ingresso Solidário, com o objetivo de arrecadar alimentos que serão destinados a entidades credenciadas pelo programa e que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Todos os alimentos arrecadados para o programa são destinados à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, que funciona em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Ceará (Cedec) e a Secretaria da Proteção Social (SPS). Após recolhidos, os alimentos são utilizados para a confecção de cestas básicas. Os insumos, posteriormente, são destinados às entidades credenciadas pelo programa, mediante um edital permanente. Ao todo, 71 instituições que atendem os mais diversos públicos em vulnerabilidade estão homologadas pela Unidade Central. Desde o início das ações, no primeiro semestre de 2023, quase 110 toneladas de alimentos foram arrecadadas em campanhas realizadas em grandes eventos.
Campanha
A campanha Ingresso Solidário da Cultura do Ceará arrecadará alimentos nos eventos da RECE, sendo uma ação que conta também com a parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM) e do Instituto Mirante, que são as Organizações Sociais habilitadas para gerir parte dos equipamentos culturais da Secult.
Sobre o PAKU: Encontro Popular da Cultura Geek
O PAKU: Encontro Popular da Cultura Geek surge como um marco no calendário cultural do Ceará, promovido pela KUYA – Centro de Design do Ceará. Este evento anual é uma celebração da cultura geek, abrangendo uma variedade de interesses que incluem quadrinhos, jogos, filmes, séries, animes e mangás. Com o nome inspirado na língua Noke Koĩ, ‘Paku’ – que significa ‘muda de planta’ – o encontro visa semear a paixão pela cultura geek em todo o estado, incentivando a inclusão e o engajamento das comunidades locais.
A iniciativa não apenas destaca a intersecção entre o design e o universo geek, mas também promove a participação ativa das áreas periféricas e do interior, democratizando o acesso à cultura e ao entretenimento. Com uma programação diversificada e inclusiva, o PAKU está destinado a se tornar um ponto de encontro essencial para entusiastas e novatos da cultura geek, contribuindo significativamente para o cenário cultural do Ceará.
Serviço:
II Edição do PAKU: Encontro Popular da Cultura Geek
Dias: 26, 27 e 28 de abril (sexta-feira, sábado e domingo)
Horários: 17h às 21h (sexta-feira) I 10h às 21h (sábado) I 10h às 16h (domingo)
Acesso Gratuito | Aberto ao Público