Teatro Municipal São José recebe espetáculo “Interior” 27/03

Com narrativa sobre as histórias do interior do Ceará, a peça teatral acontece em duas sessões na quarta-feira (27/03), nos horários de 18h30 e 20h30

O Teatro Municipal São José recebe, na próxima quarta-feira (27/03), o espetáculo “Interior”, do Grupo Bagaceira, uma das principais companhias de teatro do Ceará. A apresentação comemora o Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema.

O Dia Mundial do Teatro é uma data relevante para a cidade de Fortaleza, pois destaca, além da arte teatral em si, a riqueza cultural e o talento dos artistas locais. É uma oportunidade para celebrar a diversidade e a criatividade que permeiam o cenário teatral, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo o papel da arte cênica como ferramenta de transformação da comunidade.

“Interior” surge como um verdadeiro reflexo, imergindo o público em um universo de sabedoria, humor e emoção. O espetáculo convida os espectadores a refletirem sobre temas universais como o envelhecimento, a resiliência e a importância da tradição oral.

De acordo com Mário Alves, diretor do Teatro São José, a escolha do Grupo Bagaceira para comemorar este dia reflete o desejo da Secultfor de prestar homenagem a um dos fundadores da companhia, o saudoso ator, diretor e produtor Rogério Mesquita. “Sua partida no ano passado deixou um verdadeiro legado para todo o fazer artístico de Fortaleza e esta celebração é uma forma de reconhecer e honrar sua contribuição”, destacou.

O espetáculo

O trabalho “Interior” é fruto de uma pesquisa de dois anos, quando o Grupo Bagaceira percorreu quatro cidades do interior do Ceará, conhecendo a cultura e as histórias dessas comunidades. Inspirado por essas vivências, o espetáculo conta a história de duas idosas que resistem ao tempo e à morte, trazendo à tona a sabedoria acumulada ao longo das gerações.

Grupo Bagaceira

Conhecido por sua abordagem experimental e autoral, Bagaceira construiu uma linguagem peculiar que mistura referências plurais de forma inusitada. O grupo mantém uma produção ininterrupta desde sua fundação em 2000, conquistando a simpatia tanto do público quanto da crítica. Sediado em Fortaleza, na Casa da Esquina, o Bagaceira divide sua agenda com viagens e ensaios, assim como promove a livre criação, resultando em novas ideias, textos e projetos em diversas áreas além do teatro.

Teatro Municipal São José

O Teatro Municipal São José é um bem histórico tombado pelo município em 1988. E um espaço que surge como alternativa de lazer desde sua construção em 1914. Após uma reinauguração em 2018 pela Prefeitura de Fortaleza, o teatro conta com uma estrutura renovada, incluindo áreas como cafeteria, banheiros, salas multiuso e de costura, depósito, bilheteria e pátio externo com áreas de convivência.

Serviço
Celebração do Dia Mundial do Teatro – Espetáculo “Interior” do Grupo Bagaceira
Data: 27/03 (quarta-feira)
Horários: 18h30 e 20h30
Local: Teatro Municipal São José (Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro)
Sujeito à lotação estabelecida pelo Grupo (80 lugares por sessão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *