Centro Cultural Belchior realiza programação especial em comemoração aos 78 anos de Belchior

O Centro Cultural Belchior recebe, de quarta-feira a sábado (23 a 26/10), programação especial para celebrar o aniversário de 78 anos do cantor Belchior. O evento é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), que gerencia o equipamento.

A programação começa nesta quarta-feira (23/10), a partir das 18h, com o bloco Esse Ano Eu Não Morro, que estreou em 2024 no Ciclo Carnavalesco de Fortaleza, no polo do CCBel. O bloco Dragões do Ritmo também será responsável pela animação do público.

Na quinta-feira (24/10), às 19h, o jornalista e radialista Nelson Augusto apresenta o workshop Leitura de Músicas do Belchior.

Já na sexta-feira (25/10), às 18h, a programação inicia com o projeto Todo Dia 25 é Dia de Maracatu, com a apresentação do Maracatu Rei de Paus. Logo depois, a banda de reggae cearense Donaleda comanda a festa.

No sábado (26/10), dia em que Belchior completaria 78 anos, sua filha, a cantora Vannick Belchior, sobe ao palco às 17h30 para homenagear o pai. Em seguida, Carlinhos Nação & The Reggae Band encerram a programação especial.

Programação
Blocos Esse ano eu não morro e Dragões do Ritmo
Data: 23/10 (quarta-feira)
Horário: 18h

Workshop Leitura de músicas do Belchior – Análise poética
Data: 24/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório CCBel

Maracatu Rei de Paus e Donaleda
Data: 25/10 (sexta-feira)
Horário: 18h

Vannick Belchior e Carlinhos Nação & The Reggae Band
Data: 26/10 (sábado)
Horário: 17h30

Sobre Centro Cultural Belchior

O Centro Cultural Belchior, localizado em Fortaleza, Ceará, é um espaço dedicado à promoção da cultura, da arte e da música, em especial em homenagem ao cantor e compositor cearense Belchior, que se tornou um dos grandes nomes da música popular brasileira. Inaugurado em 2017, o centro cultural é um tributo à obra e ao legado de Belchior, que é reconhecido tanto por suas letras poéticas e críticas quanto por sua voz marcante e estilo único.

O espaço está situado na Praia de Iracema, uma área cultural vibrante de Fortaleza, e funciona como um local de encontros culturais, oferecendo uma série de atividades como exposições, shows, saraus, lançamentos de livros, exibições de filmes e debates. Além de exaltar a figura de Belchior, o centro também visa apoiar artistas locais e servir como um ponto de convivência para a comunidade, estimulando a produção cultural da cidade.

O acervo do Centro Cultural Belchior inclui objetos e itens relacionados à vida e obra do cantor, além de exposições sobre a MPB e a cultura nordestina. A infraestrutura conta com salas de exposições, um café, uma loja de souvenirs, um espaço para apresentações e até uma galeria ao ar livre.

A programação é diversa e inclui, além de atividades presenciais, iniciativas virtuais para manter a memória de Belchior viva e acessível a públicos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *